Compota de cereja simples
Uma ótima compota sem esterilização, sem muito trabalho e sem usar o forno! Eu guardo a compota assim todos os anos e é excelente. Aprendi este método há 20 anos com minha vizinha húngara :-)
Ingredientes
- Cereja
- açúcar
- água
Folhetos mais recentes
Procedimento
Limpe e lave as cerejas. Colocamos em uma panela, adicionamos açúcar e despejamos água. Minha panela tem 7 litros e estava cheia de cerejas. Eu usei 350g de açúcar cristal, mas cada um adiciona a quantidade que preferir. A água deve ser adicionada apenas até 3/4 da panela, não completamente, porque as cerejas vão liberar seu próprio suco. Aquecemos lentamente até ferver. As cerejas devem ser frequentemente mexidas, mas devemos mexer cuidadosamente, sempre de baixo para cima. Se você tem uma panela grande, as cerejas na parte inferior começarão a cozinhar mais rápido e por isso precisam ser mexidas com mais frequência. Todas as cerejas devem ser completamente aquecidas e mudar de cor. Nesse processo, não 'cozinhamos' as cerejas, apenas as levamos ao ponto de ebulição. O mais importante é que todas as cerejas sejam aquecidas e a água (suco) comece a borbulhar lentamente. Finalmente, colocamos as cerejas prontas em frascos de vidro. Viramos os frascos de cabeça para baixo e deixamos esfriar completamente. Não é necessário esterilizar, nunca tive problemas.
Agora só nos resta guardar o compota na despensa e esperar o inverno chegar :-) Bom apetite!
Cerejas e açúcar adicionem a gosto * os frascos e as tampas de conserva devem estar intactos * para verificar, deixe o compota na cozinha na mesa por 3-4 dias para observação
Você pode encontrar mais das minhas receitas no meu blog cesminazuenal.blogspot.com e no Youtube