Fonte :: Pixabay: catceeq
Sopa vegetariana cremosa de batata-doce
Esta sopa é-me muito cara. Experimentei-a pela primeira vez numa noite fria de inverno e fiquei imediatamente impressionada com o seu sabor salgado e doce. Aquece-nos por dentro e é excecionalmente deliciosa. Acima de tudo, adoro a facilidade de preparação e o facto de, normalmente, já se ter todos os ingredientes em casa.
Ingredientes
- 1 kg Batatas doces
- 2 necrófago
- 1 Cebola
- 2 dentes de alho
- 1 l caldo de legumes
- 2 colher de sopa azeite
- Sal, pimenta
- 1 Colher de chá cominho
- 200 ml Leite de coco
- Queijo ralado para decorar
Folhetos mais recentes
Procedimento
Para fazer a sopa de batata-doce, comece por descascar e cortar em cubos as batatas-doces e as cenouras. Recomendo que não corte as batatas doces demasiado pequenas, caso contrário podem desfazer-se durante a cozedura.
Pique finamente a cebola e o alho e frite-os em azeite numa frigideira grande até ficarem translúcidos. É importante que o faça em lume médio a baixo para não queimar o alho e evitar um sabor amargo.
Adicione as batatas doces e as cenouras e deglaceie com o caldo de legumes. Leve a sopa a ferver, reduza o lume e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 30 minutos, ou até os legumes estarem completamente macios.
Agora bata a sopa com a varinha mágica até ficar cremosa. Considero muito útil retirar a panela do lume durante este processo para evitar salpicos e a possibilidade de se queimar.
Adicione o leite de coco e os cominhos, tempere com sal e pimenta e volte a mexer bem. O leite de coco proporciona uma cremosidade agradável e os cominhos dão à sopa um ligeiro sabor oriental.
Antes de servir, pode decorar a sopa de batata-doce com queijo fresco ralado, se quiser. Isto proporciona um contraste de cor agradável e completa o sabor na perfeição.