Fonte :: Freepik
Pudim de Natal no micro-ondas
Apesar de ser preparada num micro-ondas, o sabor e a textura desta receita permanecem ricos e indulgentes, tal como um pudim de Natal tradicional deve ser.
Ingredientes
- 100 g Manteiga sem sal amolecida e mais para untar
- 100 g Açúcar mascavado escuro
- 2 Ovos grandes
- 100 g Farinha com fermento
- 11⁄2 colher Mistura de especiarias (canela, noz-moscada, gengibre)
- 250 g Mistura de frutos secos
- 50 ml aguardente
- Raspa de uma laranja
- 2 colher de sopa Melaço
- Azevinho comestível para decoração (opcional)
Folhetos mais recentes
Procedimento
Comece por utilizar uma tigela grande própria para micro-ondas e bata a manteiga e o açúcar mascavado até obter um creme fofo. Isto pode parecer um pouco trabalhoso, mas quanto mais bater a manteiga e o açúcar, mais fofo ficará o pudim.
Adicione gradualmente os ovos à mistura, batendo bem após cada adição. Tenha cuidado para não apressar este passo, pois adicionar os ovos demasiado depressa pode fazer com que a sua mistura coalhe.
Peneire a farinha com fermento e a mistura de especiarias para a tigela. Mexa suavemente até obter uma mistura homogénea. Mais uma vez, evite misturar demasiado, pois isso pode tornar o pudim duro.
De seguida, junte a mistura de frutos secos, o brandy, a raspa de laranja e o melaço. Ao adicionar o brandy e o melaço em último lugar, está a garantir que estes sabores não se perdem durante a mistura.
Unte uma tigela de pudim de 1,5 L própria para micro-ondas e deite a mistura. Com a experiência, aprendi a deixar cerca de 2,5 cm do topo, pois este pudim pode crescer muito.
Cubra a tigela com um prato próprio para micro-ondas e coza a 600 W durante 8 minutos no micro-ondas. Certifique-se de que controla o pudim, uma vez que os micro-ondas variam e não quer que fique demasiado cozinhado.
Deixar repousar o pudim durante 5 minutos antes de o desenformar num prato de servir. O tempo de repouso permite que o pudim endureça ligeiramente e torna-o mais fácil de retirar da taça.
Por fim, decore o seu pudim com azevinho comestível antes de o servir. Esta opção é facultativa, mas dá um toque festivo clássico.