Fonte :: Heike Rau for Adobe Stock
Biscoitos crocantes de nozes para o Natal
Adoro fazer estes biscoitos de nozes na altura do Natal. Fazem-me lembrar a minha infância e as horas aconchegantes que passava na cozinha da minha avó. O tempero das nozes, a massa tenra e amanteigada dos biscoitos e o leve toque de açúcar baunilhado tornam-nos irresistíveis. Estou sempre ansiosa por os fazer e ainda mais ansiosa por os oferecer e saborear.
Ingredientes
- 200 Grama Manteiga (temperatura ambiente)
- 150 Grama açúcar
- 1 Colher de chá açúcar baunilhado
- 1 Beliscar sal
- 2 Gemas de ovos
- 400 Grama Farinha
- 100 Grama Mistura de frutos secos (avelãs, nozes, amêndoas) grosseiramente picados
- Açúcar em pó para polvilhar
Folhetos mais recentes
Procedimento
Para fazer os biscoitos de nozes, bata a manteiga, o açúcar, o açúcar baunilhado e o sal numa tigela grande até ficarem cremosos. A manteiga deve estar macia, não derretida, para obter uma boa consistência.
Adicione as gemas de ovo e continue a mexer até estar tudo bem misturado.
Adicione gradualmente a farinha e amasse a massa até ficar homogénea. Pode fazê-lo com as mãos ou com uma máquina de amassar.
De seguida, adicionam-se as nozes picadas e continua-se a amassar a massa até as nozes estarem bem distribuídas. A utilização de diferentes tipos de frutos secos confere aos biscoitos um sabor variado e uma textura interessante.
Forme uma bola com a massa, cubra-a e deixe-a repousar no frigorífico durante cerca de 30 minutos. Este passo ajuda os biscoitos a manterem a sua forma durante a cozedura.
Pré-aqueça o forno a 180 graus e coloque papel vegetal nos tabuleiros.
Molde a massa em pequenas bolas ou, se desejar, em pequenos "crescentes" ou croissants e coloque-os nos tabuleiros. Opcionalmente, decorar com uma noz no topo.
Coza os biscoitos de nozes durante 15-20 minutos ou até ficarem ligeiramente dourados nas bordas.
Deixe os biscoitos arrefecerem no tabuleiro e depois polvilhe com um pouco de açúcar em pó. Espero que goste tanto destes deliciosos biscoitos de nozes como eu!