Fonte :: Pixabay: 4666192
Receita de Porchetta de barriga de porco assada
Esta receita combina na perfeição com batatas assadas e uma salada verde fresca. Desfrute deste clássico italiano!
Ingredientes
- 5 Libras De barriga de porco desossada, sem pele
- 2 tbls De sementes de funcho
- 2 tbls De alecrim fresco, finamente picado
- 2 dentes De alho, picado
- 2 colheres De sal
- 1 colher de chá De pimenta preta
- Fio de cozinha
Folhetos mais recentes
Procedimento
Comece por preparar a barriga de porco. Não se esqueça de cortar o excesso de gordura e de cortar a pele. Isto deve ser feito com cuidado, sem cortar a carne em si. Acredite em mim quando digo que isto ajuda a transformar a gordura e a criar aquela bonita parte superior estaladiça e dourada durante a assadura.
Toste as sementes de funcho numa frigideira seca, em lume médio, até ficarem perfumadas - isto demora normalmente cerca de 2 minutos. Triturar as sementes tostadas melhora significativamente o seu sabor.
Misture as sementes de funcho tostadas, o alecrim picado, o alho picado, o sal e a pimenta preta. Esfregue esta mistura em todo o lado da carne da barriga de porco. Por experiência própria, sugiro que deixe a mistura assentar na carne durante alguns minutos para que os sabores se infundam.
Enrole a barriga de porco no sentido do comprimento, de modo a que a pele envolva todo o exterior. Prenda-a bem com fio de cozinha. Reparei que quanto mais apertado for o rolo, melhor os sucos se mantêm dentro da porchetta.
Colocar a porchetta enrolada numa grelha numa assadeira. Deixe-a repousar no frigorífico durante a noite. Este passo ajuda a secar a pele, tornando-a ainda mais estaladiça depois de assada.
No dia seguinte, retire a porchetta do frigorífico e deixe-a repousar à temperatura ambiente durante uma hora antes de a cozinhar. Pré-aqueça o forno a 500 graus Fahrenheit.
Asse a porchetta em lume forte durante cerca de 30 minutos para que a pele fique estaladiça e depois reduza o lume para 325 graus Fahrenheit. Continue a cozinhar durante mais 3-4 horas até a carne estar tenra. Parabéns à paciência, uma vez que a torrefação lenta é o que dá à porchetta o seu sabor caraterístico.
Depois de pronta, deixe a porchetta repousar durante cerca de 20 minutos antes de a cortar. Isto ajuda a reter os sucos e a garantir que a sua porchetta está húmida e saborosa da primeira à última fatia.