Fonte :: Pixabay : kalhh
Sopa de ervilhas segundo a receita da avó
Esta receita super simples e deliciosa de sopa de ervilhas é uma herança direta da minha avó. Já a fiz inúmeras vezes e, de cada vez que a faço, sinto o amor e o cuidado que a avó dedicava à confeção desta sopa. O sabor rico e a textura aveludada são sempre um sucesso entre a família e os amigos.
Ingredientes
- 500 g Ervilhas verdes secas
- 1 Cebola
- 1 grande batata
- 2 necrófago
- 1 Peça Aipo
- 100 g Pancetta
- 2 Folhas de louro
- Sal e pimenta a gosto
- 1 Colher de chá Manjerona
- 2 l água
Folhetos mais recentes
Procedimento
Para confecionar a receita de sopa de ervilhas, comece por pôr as ervilhas verdes sem casca de molho em água durante, pelo menos, 12 horas ou durante a noite. Este é um passo que não deve ser ignorado, uma vez que amolece as ervilhas e dá à sopa a sua textura cremosa caraterística.
Descascar e cortar em cubos a cebola, a batata, a cenoura e o aipo. Corte a pancetta em cubos pequenos. A avó sempre disse que a utilização de pancetta dá uma dimensão mais profunda ao sabor.
Frite a pancetta numa frigideira grande. Quando o bacon estiver estaladiço, adicione a cebola e frite até ficar translúcida.
Quando a cebola estiver translúcida, adicione a batata, a cenoura e o aipo e salteie durante cerca de 5 minutos.
Juntar as ervilhas demolhadas e deitar a água. Adicione as folhas de louro, o sal, a pimenta e a manjerona.
Leve tudo a ferver e reduza o lume. Tape a sopa e deixe cozer em lume brando durante cerca de uma hora. A avó sempre sublinhou que a cozedura lenta em lume brando é a chave para desenvolver os sabores.
Após cerca de uma hora, a sopa de ervilhas deve ter atingido a consistência desejada. Se estiver demasiado espessa, adicione um pouco de água. Retirar as folhas de louro antes de servir.