Fonte :: Olga Ivahnenko via iStockPhotos
Cozinhar pão de maçã vegan
Como padeira apaixonada e verdadeira amante de maçãs, o pão de maçã há muito que faz parte das minhas experiências de pastelaria na cozinha. Acho que funciona bem como um pequeno-almoço doce, bem como um bolo de café ou um bolo de chá de inverno. Com o seu aroma perfumado de maçã e canela, não só revigora os sentidos como também espalha aconchego por toda a casa.
Ingredientes
- 1 kg Apple
- 500 g açúcar
- 1 l água
- 1 kg Farinha
- 1 Embalagem fermento em pó
- 1 Colher de chá Canela
- 100 g passas de uva
- 100 g Nozes picadas (à escolha)
- 1 Prensado limão
Folhetos mais recentes
Procedimento
Para fazer pão de maçã vegan, primeiro descasque e retire o caroço das maçãs e corte-as em pedaços pequenos. A minha recomendação é não cortar as maçãs demasiado finamente, caso contrário a textura do pão não será a ideal.
Numa panela grande, leve a água com o açúcar a ferver. Adicione os pedaços de maçã e deixe cozer em lume brando até as maçãs ficarem macias. Prefiro não cozer as maçãs até ficarem em papa, para que fiquem pedaços de maçã agradáveis no pão.
Coe e recolha o sumo de maçã. Deixar arrefecer as maçãs.
Numa tigela grande, misture bem a farinha, o fermento em pó, a canela, as sultanas, as nozes picadas e a raspa de limão. Depois de as maçãs arrefecerem, junte-as e amasse tudo muito bem.
Dividir a massa em duas formas de pão. Vale a pena utilizar formas de alta qualidade para obter um resultado de cozedura uniforme.
Cozer o pão num forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 60 minutos. Um teste com um palito ajuda a certificar-se de que o pão está realmente cozinhado.
Coma o pão de maçã vegan com um pouco de manteiga ao pequeno-almoço ou simples - com mel, se gostar dele doce. Uma delícia!