Fonte :: Pixabay: RitaE
Como fazer o autêntico molho grego Tzatziki
Este molho grego Tzatziki combina tão bem com carne grelhada, saladas ou como molho para pão, e o melhor de tudo é que é muito fácil de fazer.
Ingredientes
- 1 Pepino médio
- 11⁄2 chávenas De iogurte grego (gordo)
- 2 dentes Alho, picado
- 2 tbls De azeite
- 11⁄2 tbls De sumo de limão fresco
- 2 tbls De endro fresco, finamente picado
- Sal e pimenta a gosto
Folhetos mais recentes
Procedimento
Comece por lavar bem o pepino. A maior parte do sabor dos pepinos está na casca, por isso deixo-a sempre. Além disso, dá um belo contraste de cor ao molho. Corte o pepino ao meio no sentido do comprimento e utilize uma colher de chá para retirar as sementes.
Rale o pepino com um ralador de caixa normal. Coloque o pepino ralado numa toalha de chá ou num pano de queijo e torça o máximo de líquido possível. Este é um passo crucial para evitar um Tzatziki aguado.
Numa tigela, misture o pepino ralado, o iogurte grego, o alho picado, o azeite e o sumo de limão. Prefiro utilizar o iogurte grego autêntico pela sua consistência cremosa e espessa e pelo sabor picante que complementa tão bem os outros ingredientes.
Adicione o endro fresco picado. As ervas frescas fazem toda a diferença nesta receita, dando-lhe um sabor vibrante e refrescante. Tempere com sal e pimenta.
Mexa tudo até ficar bem combinado. Em seguida, cubra a tigela com uma tampa ou película aderente e coloque-a no frigorífico para arrefecer, pelo menos, 2 horas antes de servir. O tempo de refrigeração permite que todos os sabores se misturem para um sabor ótimo.
O molho Tzatziki é melhor servido frio. Mexa-o ligeiramente antes de o servir. Pode ser servido como molho, molho ou mesmo como tempero para saladas. Também combina muito bem com carnes e legumes grelhados - uma prova da sua versatilidade.