Fonte :: Pixabay : 3938030
Receita de compota de maçã assada
Aperfeiçoei esta receita ao longo dos anos e considero-a especialmente adequada para os meses mais frios, quando as maçãs e as especiarias de inverno são tão utilizadas. A combinação de maçãs assadas e especiarias quentes cria uma compota que faz lembrar o conforto do lar. Uma cozinha cheia de sabores aromáticos, e o produto final num pedaço de pão fresco é simplesmente irresistível.
Ingredientes
- 1 kg Maçãs (prefiro Boskop pelo seu sabor maravilhoso e pela sua firmeza após a cozedura)
- 250 g Açúcar gelificante dois para um
- 1 Prensado limão
- 1 Colher de chá Canela em pó
- 1⁄2 Colher de chá Noz-moscada moída
- 1⁄4 Colher de chá Cravinho em pó
Folhetos mais recentes
Procedimento
Para fazer a compota de maçã cozida, comece por lavar e descaroçar as maçãs. Eu deixo a pele, pois contém pectinas adicionais que ajudam o doce a engrossar. Corte as maçãs em cubos pequenos.
Coloque as maçãs cortadas numa panela grande e adicione o sumo de limão. Isto acrescenta acidez e evita que as maçãs fiquem castanhas.
Em seguida, polvilhe o açúcar gelificante (2:1) sobre as maçãs e deixe repousar durante cerca de 20 minutos até que o açúcar se dissolva e forme uma espécie de xarope com as maçãs.
Chegou a altura das especiarias. Misture a canela, a noz-moscada e o cravinho em pó nas maçãs. Recomendo começar com a quantidade especificada e adicionar mais depois, se necessário.
Leve lentamente ao lume e mexa continuamente. Deixe a mistura em lume brando durante cerca de 45 minutos, até as maçãs estarem macias e a compota engrossar. Nesta altura, é muito importante continuar a mexer, pois a compota pode queimar muito facilmente.
Deite o doce de maçã cozido quente em frascos esterilizados, feche-os imediatamente e vire-os de cabeça para baixo para criar vácuo. Deixe os frascos arrefecerem e guarde-os num local fresco e escuro. Um doce maravilhoso para um pequeno-almoço festivo.